Cuidados: Camarões

Cuidados: Camarões

Neste tópico iremos apresentar um grupo de animais que tenho ganho cada vez mais admiradores por todo o mundo. E por boa razão! Vamos aprender algumas noções básicas de como manter camarões anões.

Os camarões são um pouco como as ovelhas dos aquários - vivem em grupo, são muito pacíficos, e passam o dia como que a "pastar", perscrutando o aquário em busca de alimento. São dos pouco animais que podem viver perfeitamente bem em aquários de pequenas dimensões. E cada vez mais, criadores por todo o mundo, nos revelam novas variantes, com seleccionadas combinações de cores e padrões, estimulado o vicio de coleccionador que existem em nós.

Alimentam-se de matéria vegetal, algas e outros microrganismos orgânicos que se desenvolvem na água.

De um modo geral conseguimos distinguir a maior dos camarões anões, separando-os em três grupos, diferentes pelas características da água que necessitam.

Camarões do Sulawesi

Vivendo nos lagos da região de Sulawesi, estes camarões são dos mais recentes a surgir no universo da aquáriofilia. Caracterizam-se por belíssimas cores e padrões naturais, não tendo sido ainda expostos a tanta selecção humana como os restantes grupos. Como muitos dos camarões distribuídos pelo mundo são proveniente de captura directamente na natureza, é um camarão conhecido por ser bastante frágil á chegada aos nossos aquários, e algo sensível a instabilidade de parâmetros.

Carecem de água bastante quente (26-30C) e de de alta dureza e alcalinidade (PH 8-8.5).

De Hardscape e decoração sugere-se a utilização de substratos inertes ou que aumentem ligeiramente o PH e dureza de água. O uso de rochas é preferencial e ao de troncos e folhas secas. Alguns criadores utilizam também coral morto com sucesso.

É bastante importante certificar-se que tem um aquário maduro, de preferência com "verdete" estabelecido, antes de introduzir estes camarões.

Entre as espécies mais populares temos por exemplo os Caridina Dennerli (Cardinais), os Caridina Spongicola (Harlequim), os Caridina Caerulea (Blue Leg Poso), e os Caridina Spinata (Yellow Nose/Legs)



Camarões Neocaridina

Provavelmente os mais adequados para iniciantes, os camarões do género Neocaridina são originalmente provenientes do sudeste asiático, tendo sido apurados extensivamente, por todo o mundo, ao longo da ultimas duas décadas. Actualmente é possivel encontrar na aquáriofilia Neocaridinas com cores sólidas ao longo de todo o corpo, Vermelhos, Amarelos, Laranja, Azul, e mais recentemente, Verdes. Existem também apuramentos para isolamento de cor em áreas específicas no corpo, conhecidos como "Rili".

Menos comuns, mas também acessíveis, são os camarões da espécie Palmata, habitualmente representados nas variantes "White Pearl" e "Blue Jelly".

Os camarões Neocaridina são bastante fáceis de manter, sendo resistentes a um abrangente conjunto de parâmetros (desde que se evitem extremos) - Temperatura 18-26C e PH 6-8.

Também não são exigentes a nivel de substratos ou decorações, mas nota-se alguma preferência quando utilizados troncos/raízes e folhas secas.


Camarões Caridina "Bee"

Um grupo de grande variedade de cores e padrões, os Caridina são dos mais populares, entre aficionados experientes.

De um modo geral apreciam água mais ácida do que a que é normalmente acessível, e são bastante sensiveis a choques de parâmetros e a picos de amónia e nitritos. Apreciam água um pouco mais fria que os restantes grupos, entre 18-24C.

É muito comum os criadores destes belos camarões utilizarem filtragem por osmose inversa, aditivos minerais, e substratos próprios, para assegurarem os ideais parâmetros de água. Este investimento traduz-se num custo superior comparativamente aos camarões Neocaridina.

A nível de hardscape e decoração é sempre preferível a utilização de um substrato próprio para camarões, ou que pelo menos mantenha um ph relativamente ácido a rondar 6-6.5. É também comum o uso de folhas secas e outros derivados naturais, como pinhas de amieiro, sweetgum, etc, que atraiem microrganismos que por sua vez são consumidos pelos camarões.

É comum encontrar-mos caridinas da espécie Longemanni, nas variantes Crystal Red/Black, com vários graus de apuramento (B/A/S/SS/SSS), Caridinas Tigre da espécie Mariae, e muitos cruzamentos e apuramentos, sob os nomes de Taiwan Bee, Pinto, Tibee, Pure Line, etc.