Doenças
Provavelmente o tema mais dificil de encarar no que diz respeito ao hobby da aquáriofilia. Doenças de peixes são dos principais motivos de desistência de muitos aquaristas, pois, conseguem potencialmente arrasar com toda a fauna dos nossos aquários. Mas a maioria das patologias têm tratamento quando identificadas a tempo. Aqui vamos ajudá-lo/a a reconhecer algumas da mais comuns.
Existem habitualmente quatro tipos distintos de doenças: bacterianas, fúngicas, parasitas internos e parasitas externos.
Independentemente da doença, todos os aquários beneficiam de água limpa, e a melhor defesa é um sistema imunológico forte. Para tal devemos proporcionar uma boa alimentação e um ambiente onde se sintam confortáveis, sem factores de stress. Nunca deixe de fazer trocas de água regularmente.
Uma boa postura é atacar imediatamente, assim que for possível identificar os primeiros sintomas. É igualmente bom prevenir-se, e ter á mão medicações para os principais grupos de doenças, bem como um recipiente apropriado e um termostato extra, se for necessário montar um aquário para tratamento ou quarentena