Iluminação
As luzes que escolhemos para os nossos aquários são um aspecto muito importante, não só como necessidade para as plantas, e de certa forma para os animais, mas por ser o principal factor para a beleza de um aquário. Mais luz permite-lhe ver mais cores, mais elementos e detalhes.
Pode no entanto ser um tema bastante complexo e técnico. Mas vamos tentar resumir este tema ao essencial.
Os peixes precisam de luz?
Sim. Não de muita, mas precisam. Tal como nós, os peixes utilizam os seus olhos para identificar comida, perigo, abrigo e outros peixes. Sendo inclusive importante para a reprodução, pois ajuda na identificação de ideais parceiros. Muitos peixes possuem cores e barbatanas extravagantes, exactamente para "dar nas vistas". Não é necessário uma luz forte para proporcionar o que será adequado aos peixes. Mas certamente agradecem uma quantidade razoável.
As plantas precisam de luz?
Sim! As plantas utilizam a luz para o processo de fotossíntese e para se desenvolverem de forma saudável. Quanta luz? Depende. Cada planta tem os seu requisitos, e devemos ter em consideração uma série de factores. Por exemplo, se aplicar-mos fertilizantes ou CO2, as plantas vão utilizar melhor a luz do que num aquário sem estes elementos.
A luz é geralmente um elemento determinante e limitador na capacidade de crescimento das plantas. Pode até correr o risco de ter luz a mais para as plantas que tem. Muita da luz que não é devidamente aproveitada pelas plantas, pode ser utilizada pelas algas, e até ser um factor inibidor para as plantas.